De acordo com o dicionário Omissão é: o ato ou efeito de omitir. è o deixar de fazer, dizer ou escrever. É o não agir quando se esperaria que o fizesse.
"Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor."
Pensando em omissão me veio dois momentos a mente. Lembro que num determinado momento, fui defender uma criança negra, digo negra, porque infelizmente a criança estava sendo injustiçada por uma adulta, justamente pela cor de sua pele. Percebi desde o início que tudo se tratava de uma grande injustiça e defendi aquela criança. Ao perguntar a outras crianças porque eles não defendiam o colega, eles falaram que não podiam, se não seriam injustiçados por esta mesma mulher. Revoltei e fui diretamente contra ela, a defesa da criança. Sofri por um tempo a perseguição desta mulher, mas não me importei, porque o tempo que permaneci neste lugar pude defender aquela criança e fiz por amor, por respeito e por justiça.
Outro fato que me ocorreu foi um vídeo que assisti ontem, de uma cirurgia que estava sendo feita dentro de um hospital. O paciente nu, anestesiado, sem saber o que estava acontecendo e confiando a sua vida a aquela equipe que zombava dele. No vídeo os médicos e enfermeiros brincavam, expunham o paciente ao ridículo, gravavam e riam da situação constrangedora que o homem estava passando. Sem amor, sem respeito, sem profissionalismo e nada foi feito. Certa vez li que: "o silêncio diante do mau é ele mesmo um mal. Não falar é falar. Não agir é agir." Neste caso específico trata-se de falta de ética e profissionalismo, omissão e fere os direitos humanos. E ninguém faz nada. As pessoas assistem o vídeo, viraliza, riem e não pensam que poderiam ser eles, ali. Isso me assusta.
Finalizo com uma frase que deveria ser pensada por todos nós, quando pensarmos em omitir.
Omissão é crime!
Nenhum comentário:
Postar um comentário