Páginas
segunda-feira, 26 de junho de 2017
sábado, 24 de junho de 2017
Como traduzir o poder feminino?
Esta pergunta foi feita num concurso patrocinado pelo Banco Mundial e eu me vi imaginando como eu teria feito a interpretação deste questionamento. Depois de alguns minutos refletindo, acredito que a imagem abaixo representa bem o meu pensamento:
É como se a mulher desvencilhasse de tudo que a segurasse e que a impedisse de seguir em frente. É ela quebrando as rupturas, dando um grito de liberdade, tomando posse de sua vida, se empoderando.
E você já parou para pensar sobre isso?
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Banalidade do Mal segundo Hannah Arendt
Hannah Arendt, filósofa judia, cria o termo "banalidade do mal" onde defende que, em resultado da massificação da sociedade, se criou uma multidão incapaz de fazer julgamentos morais, razão porque aceitam e cumprem ordens sem questionar.
Teorias para entender o pensamento de Arendt:
1- Engrenagem: as pessoas são parte de um processo, então qualquer um pode exercer a função do outro, por pior que seja;
2- Culpa coletiva: quando todos são culpados, ninguém será julgado;
3- Consciência: há pessoas que não conseguem dialogar com elas mesmas. Neste momento, existe uma incapacidade de reflexão dos seus próprios atos.
A pergunta que fica é: porque os seres humanos têm tanto apreço pela violência? Porque nos envolvemos com ações impensadas de maldade?
Estas perguntas ficam para serem refletidas por cada um de nós. E não só repensada e refletida, mas tendo a resposta, tentar reverter este mal em bem. Mas como? Através das nossas ações. São as nossas ações que refletem quem realmente somos. "Não permita que o que é corriqueiro se torne banal". Reaja.
l. Hannah Arendt chegara à conclusão de que o mal se torna banal quando as condições de pensamento se esvaziam. Como você pretende lidar com seus pensamentos? Eles serão manipulados por uma massa ou você consegue delinear o seu pensamento e a sua ação?
segunda-feira, 12 de junho de 2017
Sobre hoje
Reciprocidade: é isso que faz as coisas darem certo. Que o amor e o respeito prevaleça sempre na vida de todos nós.
domingo, 11 de junho de 2017
quarta-feira, 7 de junho de 2017
Desemprego
Pensei bastante sobre o que dizer sobre o desemprego, mas infelizmente, não tem o que falar.
Estamos pagando um preço alto por nossas escolhas, por nossos representantes e por toda a corrupção que assola o nosso País. É preciso que tenhamos serenidade neste momento de crise e lembrar de que tudo passa e com esta crise não será diferente.
Muitos devem estar pensando: é fácil dizer que tudo passa quando as dívidas estão acumulando, a comida está acabando, os credores não param de ligar fazendo cobranças, remédios precisam ser comprados, há várias contas vencidas, energia e água sendo cortadas e por aí vai...mas diante de tudo, lembre-se que não é só você que está passando por um mau momento. Não faça besteiras, tente manter a serenidade diante da crise e tenha confiança de que em breve, tudo se resolverá.
Uma dica: tente empregos alternativos. Num momento como este, qualquer trabalho é bem vindo.
Assinar:
Postagens (Atom)