Páginas

domingo, 6 de novembro de 2016

Inocência

Apesar de ter tido um bom dia, não pude deixar passar desapercebido um momento em que algumas crianças estavam sofrendo violência sutil. O que mais admiro é ter percebido que aquelas mesmas crianças não enxergavam o que ocorriam tamanho a sua inocência.
A cena que descrevo é a seguinte: um professor montou dois times de futebol, um referente aos melhores e outro que nunca havia jogado. Colocou os dois para competirem e quem ganhasse, jogaria com o time de outra escola. Olhando o comportamento do professor, ele simplesmente ignorou a presença do time mais fraco. Incentivou os melhores, reuniu com os melhores, ofereceu água para os melhores e assim por diante, até que o jogo terminasse. O outro time que me refiro, não era dos piores, mas era dos menos treinados, dos inexperientes. Ninguém esperava que eles vencessem, mas eu não esperava este tratamento tão desumano com crianças, ainda mais vindo de um educador.
Mas o que me surpreendeu é que este time não percebeu o que o professor fez, mesmo perdendo, eles estavam felizes porque se divertiram e estavam entre amigos. Apesar de não ter gostado do que do comportamento do professor, eu amei a visão que as crianças tiveram sobre o ocorrido, porque isso para mim é a mais pura inocência. É algo que deixamos de ter há muito tempo.
Rosseau já dizia que: " a inocência não se envergonha de nada".Resultado de imagem para inocência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário