Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Violência cultural: tentando definir o conceito

Johan Galtung (1990) trabalhou o conceito de violência cultural como um processo que causa diferenças nas chances de vida das pessoas sem que necessariamente exista uma intenção violenta e agressor bem definidos. A violência cultural é lenta e difícil de enxergar. Este mesmo autor define ainda a violência cultural como aspectos da cultura que pode ser utilizada para justificar ou legitimar a violência direta ou estrutural. 
É importante pensarmos que cultura é um conceito bem amplo e que não podemos generalizar e reproduzir injustiças genéricas, como por exemplo, dizer que um gênero musical ou uma arte literária é culpado por um determinado problema social. Contudo, impor uma cultura sobre a outra, o que a mídia faz tão bem, é em si mesmo um tipo de violência cultural.
Resultado de imagem para violencia cultural

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Lixo cultural

Hoje vou só fazer uma pergunta para reflexão: lixo cultural pode ser interpretado como um tipo de violência??? 
Se considerarmos que sim, poderíamos considerá-la como uma violência estrutural??? ou como uma violência cultural??? Ou a violência cultural legitima a violência estrutural???
Como disse: hoje estou só indagando e como boa indagadora vou fazer mais uma pergunta vocês já pararam para observar em que a nossa cultura está se transformando? 
Se não parou para pensar: pare um pouquinho e reflita o que anda assistindo, lendo ou ouvindo. Toda esta cultura do que está sendo exposto, te representa?
Resultado de imagem para lixo cultural

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Vale tudo por 30 segundos de fama???

Ontem escrevi várias vezes aqui no blog sobre um assunto que queria comentar e todas as vezes que escrevia e lia me deparava com um erro que estava cometendo: o julgamento. Por isso, preferi deletar e pensar em como abordar este determinado assunto. Eis que decidi fazer assim:
Resultado de imagem para pessoas que ficaram ricas com ideias simples     Resultado de imagem para pessoas que ficaram ricas com ideias simples    Resultado de imagem para pessoas que ficaram ricas com ideias simples

Resultado de imagem para pessoas que ficaram ricas com ideias simples    Resultado de imagem para dona da cacau show Vocês conhecem estas pessoas???

Elas não precisaram usar da fama de ninguém para se tornarem quem são hoje. Apenas acreditaram em seus sonhos, viram uma oportunidade, persistiram e com o fruto do trabalho, venceram.
Não há necessidade de ir para a cama com alguém, de postar fotos para provar o fato, de mudar sobrenome, de contratar uma pessoa para se promover a custa de outra e de se vender para fazer sucesso. Tudo isso pode até acontecer e acontece, mas é temporário. Um dia você acorda e descobre que nada disso é seu, que você não é nada e que não tem nenhum valor. 
Resultado de imagem para não brilhe tentando apagar o brilho de outro

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Outsiders - Leonardo vence o MasterChef Brasil 3

Ninguém quer ser um Outsiders, mas num determinado momento, acabamos nos tornando um. Ser um Outsiders é ser excluído por pessoas que estão ao seu redor, ou por não ser igual a elas, ou por não ser aceito por elas. Não tem como generalizar um outsiders, pois, independe da idade, do gênero, da raça, do padrão sócio-econômico, intelectual, etc. Provavelmente, este deve ter sido um dos motivos do Leonardo ter vencido o programa.
Resultado de imagem para Leonardo vence o masterchef
 É claro que para vencer tem que cozinhar bem, mas a forma que ele foi tratado dentro do programa por seus colegas de competição, foi extremamente humilhante e é claro que repercutiu aqui fora, por que a aceitação dele perante o público era de 86%. Acredito, que acabamos nos identificando com ele num determinado momento de nossas vidas, porque vamos ser sinceros: uma confeiteira errar feio na sobremesa, tem que ter uma bolha de proteção muito grande ou um santo muito forte, ou milhares de telespectadores emanando boas energias que o protegeu naquele mundinho de hostilidades, fazendo com que ele se tornasse o vencedor do MasterChef Brasil 3.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Exclusão é violência, ok???

Resultado de imagem para exclusãoFui convidada a "participar" de um Simpósio Temático que ocorrerá em outubro no Rio de Janeiro. Para isso, a inscrição consistia em escrever um resumo de um artigo, encaminhar para a comissão e ver se seria aceito. Assim o fiz. Escrevi, encaminhei e não consegui. Era certo que eu não conseguiria, mas queria ter a certeza do fato.
Vocês podem estar pensando: se não iam aceitar, porque convidaram? Bem, a questão é que vim de uma formação em escola particular e normalmente, os grupos de estudos de escolas federais são muito fechados. Fiz questão de verificar de quem foi a carta de aceite e era exatamente dos alunos dos professores envolvidos. Todos da Universidade Federal.
Se estou chateada? Nem um pouco. 
Mas é engraçado imaginar que estes grupos reúnem para debater temas de violência, gênero, direitos humanos e ao mesmo tempo é o que eles praticam o tempo todo. Exclusão não é só falar em diversidades ou diferenças, é perceber como você age com os que estão à sua volta. Hoje quero deixar uma pequena dica para vocês:

EXCLUSÃO É VIOLÊNCIA E É UMA AFRONTA AOS DIREITOS HUMANOS.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Catfish Brasil - Apresentadores não são stalkings

Alguém já assistiu o filme MEDO (Fear, 1996)??? Este é um filme que trata do conceito de stalking onde o perseguidor de forma gradual assedia sua vítima, no caso específico, sua namorada. Como já tenho falado, o stalking é uma forma de violência definida por um conjunto de comportamentos de assédio praticados, de forma persistente, por uma pessoa contra outra, sem que esta o deseje e/ou consinta. 
Fico pensando: quais os fatores envolvidos no comportamento do autor em relação a sua conduta ao assédio persistente? quais os motivos que levam a vítima a ser assediada por seu perseguidor? 
O que sabemos é que o stalking apesar de ser pouco abordado, já se faz muitas vítimas. Estudos evidenciam um problema social e efeitos penalizantes na saúde física e mental, no bem estar emocional e no estilo de vida da vítima que se vê, frequentemente confrontada com a necessidade de ajustar as suas rotinas diárias, sentindo cada vez mais aterrorizada e sem controle sobre a sua vida.
Devemos ter cuidado em fazer esta abordagem sem conhecermos o conceito correto de se aplicar, para não banalizar e aí acharmos que é algo comum e que deve ser praticado por todos. Tenho visto uma propaganda de um programa brasileiro que irá iniciar ainda este mês (31 de agosto na MTV), dizendo que os apresentadores são STALKINGs. Não, eles não são stalkings. Não é legal ser um stalking. Stalking é perigoso, é crime e pode matar.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Empoderar: dicas


O que é?
É um processo pelo qual as pessoas fortalecem suas capacidades, confiança, visão e se protagonizam diante da vida.
Fatores chaves para se empoderar:
1. Atitude frente o poder
2. Motivação que nos impulsa a ação
3. Sabedoria
Mensagem:
Partir do zero com a força de sua própria experiência é o melhor dos recursos para seguir adiante.
Resultado de imagem para shakespeare sabemos o que somos