Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Catfish Brasil - Apresentadores não são stalkings

Alguém já assistiu o filme MEDO (Fear, 1996)??? Este é um filme que trata do conceito de stalking onde o perseguidor de forma gradual assedia sua vítima, no caso específico, sua namorada. Como já tenho falado, o stalking é uma forma de violência definida por um conjunto de comportamentos de assédio praticados, de forma persistente, por uma pessoa contra outra, sem que esta o deseje e/ou consinta. 
Fico pensando: quais os fatores envolvidos no comportamento do autor em relação a sua conduta ao assédio persistente? quais os motivos que levam a vítima a ser assediada por seu perseguidor? 
O que sabemos é que o stalking apesar de ser pouco abordado, já se faz muitas vítimas. Estudos evidenciam um problema social e efeitos penalizantes na saúde física e mental, no bem estar emocional e no estilo de vida da vítima que se vê, frequentemente confrontada com a necessidade de ajustar as suas rotinas diárias, sentindo cada vez mais aterrorizada e sem controle sobre a sua vida.
Devemos ter cuidado em fazer esta abordagem sem conhecermos o conceito correto de se aplicar, para não banalizar e aí acharmos que é algo comum e que deve ser praticado por todos. Tenho visto uma propaganda de um programa brasileiro que irá iniciar ainda este mês (31 de agosto na MTV), dizendo que os apresentadores são STALKINGs. Não, eles não são stalkings. Não é legal ser um stalking. Stalking é perigoso, é crime e pode matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário