Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

Definindo Violência

Apesar de estarmos cercados em meio a tanta violência, de ouvirmos falar sobre isso, de conhecermos alguém próximo a nós que já passou por isso, é sempre bom parar para observarmos como a violência se faz presente nos dias de hoje e as vezes não nos damos conta de que estamos sendo violentadas. Aqui segue a definição de violência segundo a OMS e alguns tipos de violência que presenciamos.
A violência foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) como o “uso intencional da força ou poder em uma forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem grandes probabilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações”.
O termo violência contra a mulher foi dado pelo movimento social feminista há pouco mais de vinte anos. A expressão refere-se a situações diversas quanto aos atos e comportamentos cometidos: violência física, assassinatos, violência sexual e psicológica cometida por parceiros (íntimos ou não), estupro, abuso sexual de meninas, assédio sexual e moral (no trabalho ou não), abusos emocionais, espancamentos, compelir a pânico, aterrorizar, prostituição forçada, coerção à pornografia, o tráfico de mulheres, o turismo sexual, a violência étnica e racial, a violência cometida pelo Estado, por ação ou omissão, a mutilação genital, a violência e os assassinatos ligados ao dote, violação conjugal, violência tolerada perpetrada pelo Estado, etc. 
Resultado de imagem para artigo sobre tipos de violênciaNão se deixe violentar. Denuncie. Ligue 180.

Nenhum comentário:

Postar um comentário