Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Educação para os filhos

De acordo com a historiografia, uma forma da mulher mostrar se é boa mãe, é a forma como ela conduz a educação de seus filhos. Seguindo as normas de sua época, as imposições dos seus maridos e as regras vigentes pela sociedade, as mulheres obedeciam cegamente a estes preceitos para não serem consideradas mães relapsas.
Com as mudanças ocorridas nos papéis sexuais, com a emancipação da mulher no mercado de trabalho, com a sua independência econômica e com o número crescente de famílias monoparentais femininas, a mulher passou a assumir a responsabilidade pelos valores aprendidos pelos filhos.
Desse modo, buscou-se descobrir quais os valores que essas mulheres acreditam que são importantes para transmitirem aos seus filhos.
“Eu pareço mais uma amiga do que mãe. Tento deixá-los a parte de tudo que acontece comigo: meus relacionamentos, minhas raivas, minhas dúvidas. Mostro para eles a importância do estudo e a busca pelo que eles acreditam”. (Tereza)

“Acredito que respeitar as pessoas e buscar um emprego digno é o mais importante. Meu filho acabou de se formar no ensino médio e quer constituir família logo, então ele precisa de um bom emprego para dar conta.” (Glória)

“Meu filho é muito novo e está na creche ainda. Não parei para pensar no que quero para ele, talvez estar numa religião e continuar estudando, sei lá...De qualquer forma, sei que tenho a minha mãe para me orientar.” (Lurdes)


Percebe-se que o elemento central na criação dos filhos e na rotina diária ainda é a mãe, tentando transmitir para eles o que elas acreditam ser o melhor. O ponto principal abordado por elas é o estudo para se qualificarem na vida quando forem atrás de um bom emprego e constituírem uma vida mais estruturada financeiramente no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário