Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Sendo chefe de família

Um dos pontos mais difíceis para as entrevistadas é o tocante a chefia familiar. Aqui serão abordados, alguns fatores dificultadores, que foram expressos por elas:
“Para mim todo o processo foi difícil: educa-los, cuidar dels na hora das doenças, dar o de comer, o de vestir, tentar manter um padrão que o pai dava foi quase impossível. Estar com eles, cuidar da casa, lavar, cozinhar, estudar e correr atrás do dinheiro para pagar as contas. Sinceramente tinha dias que ia dormir e achava que no dia seguinte não ia ter forças pra me levantar.” (Tereza)

“Eu ainda tenho esperança de voltar com o meu marido. Eu sinto falta dele. Parece que estou vivendo um pesadelo e que na hora que eu acordar, tudo vai ser diferente. Estou tratando com um médico para aceitar toda essa mudança na minha vida.” (Lurdes)

“Toda situação é difícil no início, depois a gente acaba se acostumando. Eu juntei, separei, voltei e hoje sou viúva. O que posso fazer? Acostumar com a situação e seguir em frente.“(Glória)

A historiografia nos mostra que a submissão da mulher ao homem, no modelo patriarcal existente há séculos, através: do Estado, da religião, da educação e da forma de se portar perante a sociedade; dificulta ainda, nos dias de hoje, a mulher tomar decisões no que concerne a sua nova estrutura familiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário