O Dicionário Houaiss define violência como a "ação ou efeito de violar, de empregar força física (contra alguém ou algo) ou intimidação moral contra (alguém); ato de violência, crueldade e força." No aspecto jurídico, é descrita como "constrangimento físico ou moral exercido sobre alguém, para obrigá-lo a submeter-se a vontade dos outros; coerção." Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) define violência como "a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis".
Infelizmente nos dias atuais, a palavra violência tornou-se muito banalizada, principalmente, nos meios de comunicação e com isso, as pessoas deixaram de dar o seu devido valor ao que nos tem acontecido. Os poucos que dão o valor devido, acreditam que a violência é algo que se encontra distante dele e de suas famílias, até que um dia esse quadro muda e acabamos fazendo parte deste índice que cresce a cada dia, nos tornando vítimas de violência.
O objetivo deste blog não é menosprezar os sentimentos de cada vítima, nem tampouco escrever estorinhas melodramáticas. O que se pretende é mostrar com cada estória que a violência existe, que ela está ao nosso redor e que somos parte desta tragédia. É dizer que o que as "Marias" passaram pode servir de exemplo para que as "Antônias" não passem.
É poder dizer: eu acredito no que você diz, eu me sensibilizo pelo que te aconteceu, eu espero que o seu desabafo possa lhe dar um pouco de conforto. Eu acredito que cada leitor que se identifica com cada uma destas mulheres possam em algum momento parar e mandar energias boas, positivas, de conforto a elas que foram vitimizadas durante uma boa parte de suas vidas e que não conseguiram ainda superar este momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário